top of page

A Pandemia do Coronavírus e seu Impacto no Mundo




Comunidade - Por que a Resiliência da Comunidade é Importante

28 de abril de 2020






Autora: Lynnda Nelson

Presidente da ICOR


Quão preparada está sua comunidade? Quanto tempo você acha que sua comunidade será capaz de fornecer serviços essenciais para seus cidadãos?


Só é preciso ativar notícias locais, nacionais ou internacionais para aprender sobre o mais recente impacto econômico da pandemia, pois comunidades, cidades, estados / províncias e países inteiros adotam uma política de abrigo / permanência em casa e muitas empresas são forçadas fechar e as pessoas ficam sem emprego.

Talvez pela primeira vez na história recente, o impacto do nível de resiliência de uma comunidade seja sentido mais do que nunca. Líderes de países, regiões, cidades e comunidades rurais tiveram que tomar decisões sem precedentes, equilibrando as liberdades de seus cidadãos contra a necessidade de impedir que as pessoas fiquem doentes e de manter a economia funcionando.

Os esforços de resposta e recuperação para gerenciar a pandemia do COVID-19 exigem liderança da alta gerência - neste caso, dos nossos principais funcionários do governo local e nacional. Precisamos que nossos líderes liderem de uma maneira que seja transparente, baseada na ciência e, ao mesmo tempo, forneça conforto para que todos compreendam seu papel no apoio aos esforços de resposta e recuperação.


Questões econômicas são um tópico em rápida evolução, pois somente nos EUA, por exemplo, alguns estados estão totalmente "fechados" e outros não fizeram nenhuma alteração. Isso cria inquietação nos EUA - tanto econômica quanto socialmente. Além disso, os países e as comunidades desses países estão em diferentes estágios da pandemia, exigindo respostas diferentes. Mais recentemente, vimos governadores "abrindo" seus estados, enquanto prefeitos de cidades desse mesmo estado estendem a ordem de abrigo / estadia em casa. Isso resulta no caos e no potencial de distúrbios civis, já que em algumas cidades as pessoas são livres para nadar no oceano e tomar sol na praia, enquanto em outras são obrigadas a literalmente "ficar em casa".


Reiniciando as Economias Nacionais


McKinsey (https://www.mckinsey.com/business-functions/risk/our-insights/covid-19- implications-for-business) publica artigos e opiniões regulares sobre a resposta global à pandemia e seu impacto nas economias nacional e global. Eles sugerem que, para “reiniciar as economias nacionais durante a crise do coronoavírus, os governos devem ter sistemas de saúde pública suficientemente fortes para detectar e responder aos casos.

O primeiro fator na determinação da prontidão para "reabrir" as empresas é o número de novos casos ou a disseminação do vírus em uma determinada região. Esse fator está atrelado ao teste. Nos EUA, os testes adequados continuam sendo um problema, limitados aos profissionais de saúde e àqueles que já apresentam sintomas. Por causa dessa limitação e dos portadores "desconhecidos" do vírus, a maioria dos estados dos EUA permanece fechada conforme as ordens de abrigo / estadia em casa. Isso significa que apenas negócios essenciais, como sistemas de transporte, supermercados, farmácias, lojas de ferragens, postos de gasolina, restaurantes para entrega, bancos e outros permanecem abertos. Sem testes adequados, a região está operando às cegas.

A McKinsey identifica que o segundo fator é a força dos sistemas de saúde pública para detectar, gerenciar e prevenir novos casos, incluindo capacidade médica adequada - especialmente em unidades de terapia intensiva, a capacidade de realizar um teste de diagnóstico para o COVID-19 com um tempo de resposta rápido, entre outros. Essa capacidade de testar é necessária para detectar os infectados sem sintomas.

Eles sugerem que a combinação desses dois níveis de fatores de força determina os quatro estágios de prontidão para reabrir com 1 mais pronto e 4 menos pronto:

1. Baixa propagação e alta disponibilidade do sistema

2. Baixa propagação e prontidão média do sistema ou propagação média e alta prontidão do sistema

3. Baixa propagação e baixa prontidão do sistema / propagação média e prontidão média / propagação alta e alta prontidão

4. Propagação média e baixa disponibilidade / propagação alta e baixa prontidão / propagação alta e prontidão média

Além disso, os governos precisam de 3 elementos essenciais para garantir uma implementação robusta. Isso significa que nossos líderes devem liderar efetivamente e devem ter o envolvimento de seu povo.

1. Os líderes exigirão estruturas de autoridade local eficazes e prontas para agir

2. As soluções e diretrizes devem ser claras e simples para que o público e as empresas possam entendê-las - novos canais de comunicação podem ser necessários

As medidas devem ser consistentes.


Estrutura de Resiliência Comunitária do ICOR


Os líderes do ICOR participaram de iniciativas e estudos globais para determinar o que torna as comunidades mais ou menos resilientes. Existem vários indicadores, estruturas e modelos diferentes, mas a maioria concorda que os cinco recursos ou sistemas a seguir precisam estar em vigor e operar com eficiência.


A Estrutura Comunitária Resiliente do ICOR (https://www.build-resilience.org/community-resilience-framework.php) identifica cinco sistemas principais nos quais cada comunidade funciona, independentemente do seu tamanho. Cada sistema contribui para a resiliência ou vulnerabilidade geral da comunidade.


Quando um sistema comunitário individual é forte, ele cria capital para a comunidade. Quando um sistema comunitário individual é fraco, torna toda a comunidade vulnerável. A Estrutura de Resiliência da Comunidade incentiva uma visão de “sistemas” em que cada sistema faz parte de um sistema ou estrutura maior que trabalha em conjunto.

A resiliência de uma comunidade também aumenta quando tem mais capacidade de adaptação e diminui quando é mais vulnerável e menos capaz de gerenciar mudanças e suportar o estresse. Uma comunidade confia em seus sistemas para ser forte e flexível, para poder evoluir e se adaptar quando necessário e para ser suficientemente ágil para aproveitar as oportunidades.

Quando um sistema individual opera com capacidade não utilizada, tem a capacidade de recuperar rapidamente e restabelecer suas funções para evitar interrupções a longo prazo, e incentiva o aprendizado constante para permitir novas soluções à medida que as condições mudam, o sistema inteiro se beneficia.

A resiliência de uma comunidade não é estática. A capacidade adaptativa muda com o tempo em resposta a mudanças na comunidade e seu nível de vulnerabilidade.

Como cada comunidade é única, não existe uma solução única para todos. Uma comunidade precisa ter uma visão clara de como deseja aumentar sua resiliência e definir um roteiro de como chegar lá.


Cinco Sistemas que Apoiam a Construção de uma Comunidade mais Resiliente

1. Um ambiente saudável. Um sistema ambiental saudável protege e restaura a base de recursos naturais da qual a vida depende. Ele busca reduzir os impactos climáticos por meio de esforços de adaptação e mitigação e aumentar a eficiência de recursos.

Uma comunidade resiliente possui recursos naturais adequados para apoiar sua população. Há acesso a energia, comida e água.

Uma comunidade resiliente possui um ecossistema e habitat saudáveis. Possui uma quantidade limitada de poluição na água, no ar e na terra e possui procedimentos para a redução de resíduos e a recuperação, reutilização e reciclagem de resíduos. Uma comunidade resiliente cumpre as leis e normas internacionais e aplica esses regulamentos.

Os grupos que fazem parte do gerenciamento dos recursos naturais da comunidade e da proteção do meio ambiente são fornecidos pelo governo ou são conduzidos por empresas privadas que prestam serviços como eletricidade, água, gás, gerenciamento de resíduos e serviços de saneamento.

1. Governança Responsável. Um sistema de governança responsável fornece serviços comunitários, aplica leis humanamente, protege seus membros da comunidade, gerencia suas finanças e atende seus orçamentos sob condições variáveis.

Todas as comunidades responsáveis têm um sistema de governança que é autogovernado e autossustentável. Ele fornece serviços necessários aos membros da comunidade, como transporte, potência / energia, água / efluentes e sistemas de comunicação. Um sistema de governança responsável também fornece o desenvolvimento e a manutenção do ambiente e da infraestrutura da comunidade.

O governo protege seus membros da comunidade através do uso de forças armadas e policiais e possui uma capacidade de gerenciamento de emergências. Também deve ter órgãos de governança, leis e representação e fazer cumprir suas leis de maneira humana.

Deve haver uma capacidade de entregar dentro dos órgãos do governo em todos os níveis. A governança inclui gerenciar suas finanças para garantir o financiamento de todas as atividades necessárias e atender aos requisitos de orçamento sob condições variáveis. A liderança deve olhar para o longo prazo e lidar com questões de curto prazo.

A estrutura de governança deve ter relações saudáveis com os órgãos de governança de outros países e respeitar o direito internacional e a Convenção de Genebra.

2. Uma economia forte. Um forte sistema econômico apoia a resiliência de uma comunidade produzindo os recursos necessários, tendo uma economia diversificada, tendo acesso a recursos financeiros e físicos e mantendo o valor de sua moeda.

Todas as comunidades precisam de saúde e desenvolvimento econômicos para prosperar. Uma comunidade resiliente é aquela em que os membros da comunidade têm acesso a bons empregos e bons salários e onde o emprego se baseia principalmente em educação e habilidades.

A comunidade produz bens suficientes para atender às necessidades dos membros da comunidade. Uma comunidade resiliente possui uma economia diversificada que apoia a sustentabilidade.

Um sistema econômico saudável depende da facilidade de fazer negócios, sistemas de transporte público, suas redes econômicas, eficiência energética e custos de propriedade e de vida. Também depende do acesso a financiamento e recursos - financeiros e físicos - e mantém o valor de sua moeda.

3. Qualidade de Vida. Uma comunidade com alta qualidade de vida tem acesso a educação e informação, acesso a moradia a preços acessíveis e assistência médica de qualidade, a existência de liberdades sociais e acesso a emprego e prosperidade.

A qualidade de vida dentro de uma comunidade afeta diretamente sua resiliência. As comunidades podem ser vulneráveis quando existem tensões internas devido à injustiça. Em uma comunidade resiliente, todos os membros da comunidade são iguais e a diversidade é valorizada. Existem liberdades sociais, como liberdade de expressão e liberdade de culto na religião de sua escolha.

Uma comunidade precisa fornecer a seus membros um sistema público de educação que ofereça oportunidades iguais para a educação de todos os membros da comunidade. A educação informal também deve estar disponível para os membros da comunidade acessarem aprendizado adicional por métodos tradicionais e não tradicionais.

Uma comunidade saudável inclui acesso a repositórios de conhecimento e sistemas de informação, como uma biblioteca e / ou a Internet. Isso inclui a disponibilidade de notícias do mundo e da comunidade.

A comunidade resiliente valoriza muito a vida humana. Os membros da comunidade têm acesso a moradias populares, acesso a cuidados de saúde de qualidade e acessíveis e têm a liberdade de adorar na religião de sua escolha.

Uma comunidade resiliente é aquela em que é seguro para seus membros viverem.

4. Um Sistema Preparado. Em um sistema preparado, as atividades de redução de risco são planejadas e financiadas, existem redes e parcerias para fornecer suporte em momentos de necessidade, os membros da comunidade são instruídos sobre como estar mais preparado e as organizações da comunidade são reconhecidas por suas iniciativas de resiliência.

As comunidades precisam reduzir sua vulnerabilidade a desastres naturais e causados pelo homem. Isso requer atividades de redução de risco planejadas e financiadas, além de preparar-se para gerenciar através de incidentes perturbadores e ser resiliente contra desastres. É necessário um forte sistema de gerenciamento de emergências que apoie os esforços da polícia local, bombeiros e outras equipes de emergência.

A preparação também exige que a comunidade construa redes e parcerias não apenas com outras comunidades e órgãos governamentais, mas também com as organizações que atende nos setores público e privado. Ser resiliente a desastres requer educar os membros da comunidade sobre como se proteger e como estar mais preparado.

Um sistema preparado garante que possui os recursos e a experiência necessários para ajudar as vítimas de desastres.

Também depende da resiliência das organizações dentro dela. A resiliência de cada organização, uma cultura de inovação e sua capacidade de fornecer seus bens e serviços em todas as condições têm um forte impacto na resiliência geral da comunidade. Comunidades resilientes incentivam a preparação, a inovação e reconhecem a resiliência das organizações dentro da comunidade.

Sob as atuais condições pandêmicas globais, cidadãos de comunidades de todos os tamanhos dependem de sua liderança para fornecer governança responsável, uma economia forte, uma alta qualidade de vida - especialmente em relação ao acesso a cuidados de saúde adequados e estar preparado para lidar com essa crise de maneira responsável. maneira.

A resiliência da comunidade é um campo de estudo crescente e que os líderes comunitários podem aproveitar para determinar a melhor forma de aumentar as capacidades de resiliência da comunidade e fortalecer áreas de fraqueza. Definir o que a resiliência da comunidade significa para liderar, revisar estruturas e depois medir as capacidades atuais é um ponto de partida que toda liderança da comunidade deve implementar como administradores responsáveis das pessoas a quem serve.

Quão preparada está sua comunidade? Quanto tempo você acha que sua comunidade será capaz de fornecer serviços essenciais para seus cidadãos?

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page